Blog

Qual a finalidade da certificação ISO?


Antes mesmo de definirmos as diferenças e a finalidade da cerificação ISO, precisamos entender o que é esta certificação e quais as responsabilidades de uma instituição certificada.

ISO refere-se a “International Organization for Standardization”, traduzido no Brasil como Organização Internacional de Normatização. Para uma organização obter a certificação ISO, a empresa é avaliada para analisar se atende aos requisitos das normas correspondentes ao seu nicho de atuação. Este processo cabe aos organismos de certificação (ou certificadores), que são reconhecidas pelo IAF (International Accreditation Forum). A  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pelo procedimento no Brasil.

Após toda a implementação do sistema de gestão compatível com a norma desejada (ISO 9001, ISO 14001 ou outras), a empresa tem que passar por uma Auditoria Externa, realizada por um Órgão Certificador para receber o certificado. A certificação oferece garantia e legitimidade à corporação segundo padrões internacionais. Além disso, é importante ressaltar que cada norma possui uma finalidade diferente, que iremos elencar abaixo.

A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais relacionadas a gerenciamento e garantia da qualidade da empresa. A mais abrangente é a ISO 9001, que incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma.

No que tange a normatizações relacionada às questões ambientais, está a ISO 14001. Ela especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização, e outros passíveis de serem controlados por ela.

Já a ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), a qual traz como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Segundo a própria norma, uma organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades.Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental.

A Jumper Segurança e serviços é certificada pela RINA pelas normas 9001, 14001 e 45001 e cumpre com todas as normativas necessárias para garantir segurança, sustentabilidade e qualidade no atendimento e na gestão de nossos postos.

Solicite a sua cotação agora mesmo pelo telefone: (11) 3266-7941 ou pelo nosso site, na aba "orçamento".